O efeito do coronavírus na saúde mental

” Manter o pensamento equilibrado, com positividade, fé, solidariedade e empatia com os demais, sem nos ater a muitas notícias sobre a pandemia. “

As pessoas podem vir a desenvolver transtornos ansiosos e depressivos por conta do estresse e do isolamento social decorrentes do coronavírus. Para se libertar do sofrimento dessa experiência é preciso ressignificá-la, ou seja, atribuir um novo sentido, um novo significado. Neste cenário conturbado o qual estamos vivendo quem tem o privilégio de estar em casa está supostamente protegido.  Com a oportunidade e o tempo disponível para refletir e repensar as relações familiares, bem como elaborar possíveis conflitos que possam emergir no ambiente doméstico. Esse momento também poderá ser de renovação, aprendizagem e de ressignificar os valores.

Assim como será propício para o que mais se gosta de fazer, como ler um bom livro, assistir séries na netflix, praticar exercícios, dançar, cozinhar, estudar, enfim! Fazer algo que seja prazeroso e possa agregar à saúde física e mental. Desta forma estaremos melhorando o sistema imunológico.

É importante vivenciar esse período com toda a prevenção e cuidado possível. Manter o pensamento equilibrado, com positividade, fé, solidariedade e empatia com os demais, sem nos ater a muitas notícias sobre a pandemia. Simplesmente viver um dia de cada vez sem a ansiedade de pensar no que está porvir…

Com toda a certeza sairemos fortalecidos dessa crise, os abraços serão mais afetuosos, os encontros mais valorizados, as relações mais significativas e as pessoas muito mais amadas!

Seguimos com resiliência e atitude frente à vida, sem nos estabilizar diante da angústia, é imprescindível encará-la. Aprendendo a lidar com o que nos circunda, construindo uma nova capacidade de lidar com esse novo desafio… o coronavírus.

Por Luciane de Negri – Psicóloga